Os desafios do ensino de matemática na educação básica

Há quem goste muito de matemática, porém, há também muitos que não podem ver equações, probabilidades e outros tópicos que fazem parte desta disciplina, considerada por tantos outros, a mais exata de todas. Uma das razões pelo "medo" da matemática, seria a forma como ela é ensinada nas escolas.

Em 20/03/2017 15:01

Notícia por EdUFSCar

Os desafios do ensino de matemática na educação básica

Para tratar deste tema, está sendo lançado o livro "Os desafios do ensino de matemática na educação básica", publicado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
No prefácio da obra, Qian Tang, sudiretor geral para a Educação, explicou que a Unesco constituiu um grupo internacional de especialistas em políticas de ensino de ciências e de matemática, que se reuniu pela primeira vez entre os dias 30 de março e 1o de abril de 2009. As conclusões refletiram um consenso sobre os desafios enfrentados pelos ensino científico e matemático, bem como a forma de enfrentá-los. Essas conclusões são a base desta publicação.
"A presente publicação identifica, portanto, os desafios a serem enfrentados para a assegurar um ensino de matemática de qualidade no nível da educação básica, e também propõe, a partir dos estudos de casos, os meios para melhorá-los", escreveu Tang.
O livro é dividido em 12 capítulos. Entre eles estão: Educação matemática e numeramento, os desafios da evolução das práticas de ensino, o desafio da avaliação e o desafio da pesquisa.
A obra "Os desafios do ensino de matemática na educação básica" é direcionada não só para os tomadores de decisão que desejam integrar um ensino de ciências e de matemática de qualidade aos sistemas educacionais, mas também aos diferentes atores que desejam tomar parte no processo de transformação.


Mais informações, clique aqui.


Tags da postagem

Educação matemática ensino básico Conhecimentos Técnicos Nível de Informação Utilidades