Filósofo Althusser é tema de livro publicado pela EdUFSCar

Louis Althusser, filósofo marxista, nascido na Argélia em 1918, é um dos nomes mais importantes da filosofia do século XX. Surge no cenário intelectual em 1965, com a publicação de "A favor de Marx" e, em seguida, com "Ler O Capital".

Em 18/07/2017 15:02
Atualizado em 10/03/2018 14:35

Entrevista por CCS UFSCar

Filósofo Althusser é tema de livro publicado pela EdUFSCar

Com o objetivo de refletir sobre os conceitos e as teses do autor, que se convertem em objetos de discussão e análise, a EdUFSCar está lançando a obra "Ler Althusser hoje", que tem como organizadoras as pesquisadoras Lucília Maria Abrahão e Sousa e Dantielli Assumpção Garcia.

A ideia do livro surgiu a partir do grupo de estudos "Discurso e Sujeito", coordenado por Garcia no período em que desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sob a supervisão de Sousa, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Como Louis Althusser foi um autor lido e trabalhado por Michel Pêcheux, o grupo propôs discutir textos do filósofo buscando analisar como as discussões althusserianas afetaram a constituição das noções de ideologia e sujeito para a Análise de Discurso de Michel Pêcheux. "Após a discussão de vários textos de Louis Althusser, pensamos que uma publicação que trouxesse as reflexões realizadas no grupo de estudo seria interessante para que o pensamento althusseriano circulasse nos dias de hoje para além dos muros acadêmicos da universidade a qual estamos filiados. A ideia se alargou e passamos a pensar em outros núcleos de pesquisa que estudam o filósofo, com os quais mantivemos contato para esboçar o projeto do livro", relatam as autoras.

Ao todo, são 18 capítulos divididos em quatro seções: Althusser e a Análise de Discurso, Althusser e as Contribuições à Psicanálise, Althusser nas Ciências Humanas e Dossiê. As divisões temáticas foram criadas a partir dos próprios trabalhos desenvolvidos por Louis Althusser. O filósofo produziu reflexões e conceitualizações para as áreas do materialismo histórico, da psicanálise e afetou a proposta de constituição teórica da Análise de Discurso pecheutiana. "Ao convidarmos os autores e estruturarmos as divisões temáticas, intentamos intervir em nossas áreas de conhecimento mostrando a importância de Louis Althusser para as Ciências Humanas, de um modo geral", explicam as organizadoras da obra.

Para as pesquisadoras, ler Althusser hoje é refletir acerca de questões tão caras à constituição dos sujeitos e das sociedades, especialmente no que se refere ao modo como a ideologia opera produzindo evidências de sentido para ambos, além de teorizar sobre ideologias que fazem pensar o político em relação à Língua e à História, o que significa discutir também desejo e poder. "Os olhares sobre Louis Althusser apresentados nesse livro são todos indiciários de que o pensamento é candente, atual e inquietante, capaz de afetar diferentes áreas do conhecimento, marcando rupturas epistemológicas enquanto ele produzia seus trabalhos e ainda hoje quando nos deparamos com sua produção intelectual", concluem. 

Compre aqui.


Tags da postagem

Louis Althusser Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação