Estudo da linguagem desvenda a comunicação política brasileira nos diversos dispositivos midiáticos

Roberto Leiser Baronas analisa os mais diferentes tipos de enunciados (verbais, visuais e verbo-visuais) da atualidade midiática e política que marcaram as últimas disputas pelo Palácio do Planalto, respectivamente, as eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010 e 2014, nas quais os principais protagonistas foram os candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef.

Em 22/12/2016 16:06

Texto literário por EdUFSCar

Estudo da linguagem desvenda a comunicação política brasileira nos diversos dispositivos midiáticos

O conceito de comunicação política é geralmente entendido como um campo tipicamente argumentativo, carregado de intencionalidade: levar o eleitor a votar em determinado candidato ou legenda de um partido. Para o linguista Roberto Leiser Baronas, a abordagem deve ir além, considerando-o como “um conjunto de saberes e habilidades relativos à antecipação de práticas de retomada, de transformação e de reformulação de seus enunciados e de seus conteúdos”, que, ao entrarem em circulação no espaço público, pautam ou antecipam os mais diferentes tipos de debate ou acontecimento político. É o que propõe em Comunicação política brasileira em diferentes dispositivos: uma abordagem discursiva, (142 páginas, R$ 29), lançamento da EdUFSCar, com apoio da Fapesp. Para tanto, Baronas analisa os mais diferentes tipos de enunciados (verbais, visuais e verbo-visuais) da atualidade midiática e política que marcaram as últimas disputas pelo Palácio do Planalto, respectivamente, as eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010 e 2014, nas quais os principais protagonistas foram os candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Recorre a materiais de diversos suportes midiáticos, como textos impressos, eletrônicos, fotografias, fotomontagens e charges. A análise dos eventos escolhidos e sua circulação em variados dispositivos midiáticos possibilitam ao leitor um olhar crítico sobre os procedimentos discursivos que visam construir ou desconstruir a imagem do outro, o que leva Baronas a afirmar que “a mídia tem papel decisivo no direcionamento da tomada de posições políticas”.  





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