O autor deve fornecer à EdUFSCar:
A Editora submete o material a um parecerista da área. Caso o parecer seja favorável, a Editora discute com o autor a disponibilidade de recursos para a publicação (órgãos financiadores, empresas, prefeituras etc.). O autor deve atender às considerações do parecerista. A EdUFSCar não publica dissertação ou tese na íntegra, tal qual foi defendida. As teses e dissertações devem ser convertidas num formato pertinente à publicação em livro. A Editora é responsável por todo o processo de produção do livro: diagramação, revisão (gramatical e bibliográfica), editoração, capa, fotos, figuras etc. Será assinado contrato de cessão de direitos autorais entre o autor e a FAI.
O autor deve fornecer à EdUFSCar:
O autor encaminha o material em mídia impressa e digital, devendo fazê-lo com, no mínimo, 3 meses de antecedência do início do semestre letivo. O material é revisado (duas leituras - as dúvidas da revisão são sanadas com o autor), diagramado e editorado. A impressão é feita conforme a demanda, e o autor pode revisar e/ou atualizar as próximas impressões. Essa é uma publicação de baixo custo, vendida a preço de xerox. Será assinado contrato de cessão de direitos autorais entre o autor e a FAI. O autor recebe 10 exemplares como direitos autorais.
Monta-se uma comissão editorial responsável. Segue-se o procedimento para a publicação do livro.
Quando seu livro chega à EdUFSCar, é encaminhado a pareceristas, a fim de se ouvirem opiniões de especialistas sobre o conteúdo a ser editado. Havendo um parecer favorável, quanto ao conteúdo, e um acerto, quanto à viabilidade de sua publicação, entre o autor e a Editora, procura-se viabilizar financeiramente a publicação. Acertada essa fase, inicia-se a editoração.
Nessa etapa, o material é copidescado (a primeira leitura), fase em que a equipe de revisores(as) de texto realiza a primeira leitura, adequando o português à norma padrão, verificando se os dados indicados realmente são confirmados ao longo do livro e adequando tanto as referências bibliográficas quanto as citações às normas da ABNT. Dúvidas da revisão são encaminhadas ao autor - sempre por e-mail -, e as respostas são incorporadas na revisão.
A seguir, o texto passa à diagramação, que já definiu o projeto gráfico do livro. Colocado em formato de livro, as imagens são padronizadas e recebem tratamento para que fiquem nítidas para o leitor. Essa arte gráfica engloba desde a escolha da fonte até o formato e o número de páginas do livro. Nesse momento também são oferecidas algumas sugestões de layout, considerando o público-leitor.
Depois disso, inicia-se a revisão (segunda leitura), em que, além da leitura, é verificado o livro já pré-formatado. Se houver mais dúvidas, elas serão encaminhadas ao autor - também por e-mail. Assim, toda obra da EdUFSCar é lida integralmente duas vezes.
Depois dessa fase, seguem-se algumas conferências, a fim de verificar se tudo está correto.
Com a série Apontamentos, o procedimento é o mesmo, seguindo-se as mesmas etapas de todo o processo.
Você, como autor, pode contribuir conosco seguindo rigorosamente os seguintes procedimentos:
Assim, nós, profissionais da EdUFSCar, poderemos nos dedicar mais e melhor em nossas especialidades e fazer com que a obra de vocês fique mais bem trabalhada, padronizada e correta e para o processo se tornar mais rápido.
Em caso de dúvidas, ligar: (16) 3351-9623