Lançamento aborda temas luso-brasileiros

A obra resulta do trabalho desenvolvido pelo grupo "Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa", da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Franca.

Cadastrado em 13/06/2018 16:34

Entrevista por CCS UFSCar

Lançamento aborda temas luso-brasileiros

O grupo surgiu em 2011, a princípio com o propósito de reunir pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp que utilizavam amostragens de documentos serializáveis, como por exemplo, sermões do período colonial, crônicas portuguesas quinhentistas, códigos jurídicos voltados para a escravidão, narrativas de viagem etc., com o intuito de montar um banco de dados bastante especializado, que pudesse ser usados por estudiosos da área. 

Em 2013, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi desenvolvido o site do grupo, em que foi hospedado esse banco de dados. "Em 2015, com a ampliação do grupo, foi estabelecida uma pesquisa comum, voltada ao mapeamento da construção no tempo daquilo que poderíamos denominar de subjetividade luso-brasileira, parte, sem dúvida, de uma coisa um pouco mais ampla, vaga e imprecisa, que anda em crise, mas que de qualquer modo nos trouxe a todos até aqui - a subjetividade ocidental", explicam os organizadores. Nesse contexto, foi solicitado apoio à Fapesp no âmbito de um novo projeto temático do qual o livro é um dos resultados previstos.

A publicação expõe três facetas do grupo: a utilização de documentos serializáveis, questões históricas relativas à moral em Língua Portuguesa e o forte laço que une os interesses do grupo a temas e pesquisadores portugueses. "Em linhas gerais, ao longo do livro, autores diversos, interrogando universos temáticos e temporais variados, buscaram responder, cada um a seu modo, a seguinte questão: tendo em vista um conjunto determinado de documentos, isto é, um discurso articulado com pretensão à verdade, o que se pode extrair daí no que tange à construção de padrões de conduta? Os participantes deram respostas bem interessantes à questão proposta", detalham os organizadores.

Os autores dos artigos publicados no livro pertencem ao grupo ou estão vinculados às suas pesquisas ou, então, pertencem à instituições de pesquisas parceiras. "Estávamos, quando da escolha, interessados em dar a conhecer os interesses do grupo, os estudos que seus membros desenvolvem e, ainda, aqueles estudos de pesquisadores com os quais temos afinidades teóricas, temáticas ou referentes ao tratamento da documentação", descrevem França e Pereira. 

Mais informações, clique aqui.


Tags da postagem

lingua portuguesa Portugueses Conhecimento da Humanidade documentos

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar